domingo, 28 de outubro de 2012

Preparar… Apontar… Fogo!



Muitas vezes em nossas vidas situações acontecem sem percebermos ou entendermos o porquê. Uma amizade de anos acaba, ou um casamento... Por quê?

O que acontece na verdade é muito simples e eu e você já vivemos isso algumas vezes. Eu sempre fui do tipo de pessoa que enxerga o copo metade vazio ao invés de metade cheio. Na minha cabeça, grandes histórias e teorias se formavam em explicação do porque certa pessoa agiu de certa maneira, e conforme eu me aprofundava nesses pensamentos e teorias, mais eu podia ver como aquela pessoa era má e ruim e como eu deveria agir a respeito.

Apenas um pequeno pensamento ruim é plantado e se torna suficiente para causar grande estrago em nossas vidas e das pessoas que temos relacionamento. O nosso inimigo constantemente sussurra em nossos ouvidos palavras negativas contra as pessoas, e quando aceitamos essas palavras, começamos agir de acordo com o que ouvimos e não com a realidade dos fatos. É então que as coisas fogem do controle e muitas vezes se tornam irreversíveis.

Muitas vezes começa com coisas simples do dia a dia, como levar o lixo para fora, guardar uma roupa, dar um sorriso de Bom Dia. O inimigo vem com sua forte presença no ambiente e sussurra em nosso ouvido: “Nossa, nem guardar a roupa essa pessoa consegue fazer? Meu Deus!!” ou “Nossa, nem um sorriso de Bom Dia, o que tem de errado com essa pessoa hein?”

E é quando aceitamos este primeiro pensamento, que as coisas começam a escalar para outros níveis. Então nossa visão fica alterada, e tudo que essa outra pessoa faz passa a ser visto através desses óculos negativos e acusadores. Da próxima vez que ‘notamos’ algo, resolvemos falar algo a respeito e mostrar que estamos cientes de tal comportamento. Muitas vezes o inimigo já está trabalhando na outra pessoa também, e então começa o jogo de apontar o dedo e culpar e acusar o outro. Longas discussões, e desentendimento. Tanta coisa é falada e no fim, nem sabemos por que aquilo começou...

O acusador dos irmãos é muito forte e poderoso, SE o deixarmos plantar esses pensamentos em nós. O diabo é o que acusa, rejeita e condena. Deus nos acolhe e nos ama. Por aí podemos ver qual está sendo nossa atitude e de onde estão vindo nossos pensamentos e atitudes.

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. Apocalipse 12:10

Os pensamentos que ele lança são sutis, e trazem tormento, confusão e raiva para nós e para o ambiente ao nosso redor, nos impedindo de ver a realidade dos fatos, ou de ouvir a voz do Espírito Santo nos mostrando a verdade sobre tal situação.

Muitas vezes eu me deixei levar por esses pensamentos e os resultados não foram bonitos. Até a hora de dormir é um tormento, onde passamos tempo pensando e pensando. Acordamos no dia seguinte mais cansados com o peso de todos esses pensamentos, e o nosso dia é afetado. Cada dia nosso nessa terra é um presente e não devemos levar de qualquer jeito, devemos aproveitar ao máximo não só os dias, mas as pessoas ao nosso redor.

Deus nos diz em sua palavra em Efésios 4:26:

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

Ele diz para não colocarmos o sol sobre a vossa ira, ou seja, dormir com contenda, mágoa e ressentimento em nosso coração. Não devemos levar para outro dia esses sentimentos e deixar que eles criem raízes em nosso coração e afete nossos relacionamentos. Nós podemos ficar irados, indignados, mas não podemos pecar. E o inimigo se aproveita disso para nos levar a outros níveis.

Vou passar para vocês um trecho de um livro que estou lendo e estou gostando muito, da Lisa Bevere, se chama, Be Angry, But Dont Blow It (Fique irado, mas não exploda). No livro, além de expor suas experiências pessoas, Lisa da alguns exemplos sobre essas situações e mostra versículos também.

O estado Preparar é quando a adrenalina começa seu percurso em nossas veias, transportando sangue a nossos músculos conforme eles ficam tensos em reação. Até mesmo nossa respiração fica mais intensa para acompanhar qualquer necessidade de termos mais ar, e o nosso coração bate mais rápido. Estamos numa situação de irritação e agitação. As pessoas ao nosso redor podem nem estar cientes de nosso alto estado de Preparar. Eles não ouviram os tambores de nosso sargento interior, comandando: Preparar! Apesar de ter soado em cada nervo e célula de nosso corpo.

Existe um inimigo lá fora! Fique de guarda! Prepare-se para atacar ou ser atacado! Mesmo agora você calibra sua resposta de acordo com a intensidade dos seus sentimentos. Quão chateada estou? Estou sendo razoável? Ou meu raciocínio foi tomado? As forças emocionais e físicas da ira nos prepararam para algo, e estamos prontos, mas e agora? Agimos ou fugimos?

De repente o segundo comando é dado, “Apontar!” Nós nos damos conta de que com isso faremos nossa arma conhecida a todos. Se alguém estivesse em dúvida se estávamos chateados.... agora eles tem certeza! Nós levantamos e ajustamos a arma de nossa escolha mirando nosso alvo. Nós já miramos, mas quão longe iremos ir? Talvez a identificação do ofensor irá aliviar a necessidade para agir além disso. Agora estamos prontos para o confronto. Estamos armados, mas possivelmente não perigosos ainda. Simplesmente apontar a algo, não nos obriga a atirar. Quer a arma atire ou não, uma vez mirada a outra pessoa, toda a dinâmica imediata do relacionamento muda.

A ira continua a para raiva e para fúria conforme nossa temperatura aumenta, e nesse ponto já estamos comprometidos a atirar. Um elemento de desespero e medo foi introduzido. Nós temos que destruí-lo ou nós seremos destruídos, então olhamos para o humano ofensor como alvo. Mas quando o atingiremos? Nós queremos o machucar temporariamente ou o aleijar para o resto da vida? Ou será necessário elimina-lo completamente da cena? Nesse caso devemos apontar para um órgão vital, como o coração. Em nosso estado de agitação, podemos tomar uma decisão tão vital de forma segura? Sim, precisamos! Existe uma urgência nos impulsionando a prosseguir. Nós agora temos certeza que devemos apontar para a cabeça ou no coração. Nós miramos cuidadosamente e deliberadamente e esperamos pelo segundo comando – “Fogo!”

Nós puxamos o gatilho, recuando pela força que descarregamos. Por um momento fechamos os olhos para apagar a imagem que nos espera, e o abrimos imediatamente.

Em nossa frente se encontra uma destruição sangrenta. É muito mais real e horrível do que imaginávamos ser possível. Estamos chocados pela devastação e começamos a questionar os comandos do sargento, que agora se encontra estranhamento em silêncio.

Está ilustração mostra claramente como as coisas podem se modificar em instantes se ouvirmos esses comandos e vozes que nos impulsionam a agir no momento de acordo com o que estamos sentido e não com o que a Palavra diz.

O que podemos fazer a respeito?

Orar e pedir ao Espírito Santo que nos mostre e nos alerte quando esses pensamentos forem lançados. E quando percebermos estes pensamentos, devemos confessar o que a Palavra diz a respeito dessa determinada situação. Se um pensamento for lançado contra uma pessoa, abençoe essa pessoa, ore por ela e fale coisas boas a respeito dela para as pessoas. Não deixe que esses pensamentos negativos sejam plantados e você saia por ai, falando mal dessa pessoa, ou plantando pensamentos negativos sobre essa pessoa em outras pessoas.

Temos que agir contra essas sementes negativas, com a Palavra e não nos tornamos passivos as obras desse acusador dos irmãos.



Reconhecer... Orar...Agir!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Receitas com Maçã


A pedidos vou passar algumas das receitas de maçã que fiz aqui e gostei muito. São todas muito simples e muito fáceis de fazer! Aliás, algumas das fotos acima são da macieira do jardim de casa!

=)

Vamos lá!



APPLE CRUNCH
Parte 1
1 xíc. de farinha de trigo
3/4 xic. aveia em flocos (de preferência flocos grandes)
1 xíc. açúcar mascavo
1 col. s. canela em pó
1/2 xic. de manteiga derretida
Mistures todos esses ingredientes de forma que virem como uma farofa umida. Coloque metade da mistura em um refratario quadrado de vidro e reserve a outra metade.

Parte 2
4 xíc. de maçãs descascadas e cortadas em cubos
1 xic. de açúcar
2 col. s. maisena
1 xíc. água
1 col. s. baunilha
Misture todos esses ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo até engrossar e clarear. Então coloque esse misture sobre a mistura de farofa que já esta no refratário e cubra com o restante da mistura.
Leve ao forno pré-aquecido a 120C por 1 hora.

É gostoso servido quente, com sorvete de creme por cima, ou leite.

Dica: Eu gosto de fazer essa receita com 1/2 xícara de açúcar branco e 5 xícaras de maçã, para ficar mais light. Essa é a receita favorita do Caleb!


DUTCH ROW APPLE CAKE OR MUFFINS (Bolo ou Muffin de Maçã)


Ingredientes:
1/2 xíc. açúcar mascavo
1 xíc. açúcar
2+1/4 xícara farinha de trigo
2 col. s. pó royal
2 col. s. canela em pó
uma pitada de sal
1/2 xíc manteiga ou gordura vegetal hidrogenada
1 xíc de leite misturado com 1 col. chá de vinagre
2 ovos
2 xíc. de maçãs descacadas e cortadas em cubos

Preparo:
Misture todos os ingredientes com a gordura vegetal ou manteiga (exceto o leite com vinagre e os ovos). Coloque a gordura ou a manteiga em pequenos pedacinhos para misturar melhor aos outros ingredientes. Quando tudo estiver bem misturado, adicione o leite com vinagre e os ovos. Faça camadas de massa e maçãs na forma.

Cobertura 
Ingredientes:
1/4 xíc. açúcar mascavo
1/2 xíc. açúcar
1/4 xíc. nozes ou amendoas
1/2 colher de chá de canela
Misture tudo e coloque por cima do da massa crua.

Assar em forno pré-aquecido a 175C por 45 minutos.

A cobertura fica crocante e docinha, uma delícia. O bolo cresce bastante então coloque em uma forma de bolo grande. Se escolher fazer os muffins, tome cuidado com o tempo, pois eles assam mais rápido. As maçãs deixam o bolo molhadinho no meio, fica muito gostoso.


TORTA DE MAÇÃ
Ingredientes - Recheio:
6 a 8 maçãs mais azedinhas descacadas e cortadas em cubos
3/4 xíc. de açúcar
2 col. s. farinha de trigo
1/2 a 1 col. s. canela
pitada de noz moscada
2 col. s. manteiga

Se as maçãs não estiverm muito azedas, espirre um pouco de suco de limão sobre elas, aproximadamente 1 colher de sopa. Junte o açúcar, farinha, canela, noz moscada e uma pitada de sal, misture com as maçãs. Coloque a massa sobre a forma e então a mistura sobre a massa. Sobre a misture coloque pitadas de manteiga até dar a medida. Cubra com a massa e faça furinhos na massa para respirar. Assar em forno pré-aquecido a 200C por 50 minutos.

Essa receita eu fiz com massa para torta pronta, você usar sua receita de massa preferida. O recheio fica bem molhadinho e gostoso. É bom servida quente com sorvete de baunilha! Hmmmmmm

Pensamento




Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!
Machado de Assis



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Outono no Colorado

Outono no Colorado é muito bonito pois as folhas das árvores começam a mudar de cor formando uma pintura de diversos tons de verde, amarelo e vermelho. É muito, muito bonito, logo as folhas caem e as árvores ficam peladas, prontas para a neve!

Vejam algumas fotos!


A fruta do momento é maçã. Colhemos algumas do pé e fiz torta de maçã e bolo de maçã. Uma delícia!!

Se Deus teve o cuidado de criar cada estação e com ela cada detalhe, frutas, árvores, animais, clima... Ele não terá cuidado de planejar com TODO cuidado e detalhe o MELHOR para você?

PENSE NISSO!

Deus tem o melhor para você!!!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Saia de Sua Tenda!!!!!!



“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” Gen. 12:1

Nessa passagem Deus diz para Abrão deixar TUDO o que lhe era familiar, comum e confortável. Mudanças na maioria das vezes não são nada agradáveis, porque justamente mexem com o que é confortável, com o que é familiar.

Geralmente quando Deus nos diz para fazer algo vai mexer com nossa zona de conforto. Por quê? Porque Deus quer ser Deus em nossas vidas e para isso, precisamos sair do que nos é comum e confiar PLENAMENTE Nele. Porque nossos planos são limitados e falhos, mas os planos Dele são de vitória e Ele tem sempre uma visão maior das coisas, Ele visa não só nos abençoar, mas toda nossa família, os filhos de nossos filhos, todos ao nosso redor, todos que possam ver e receber.

Enquanto buscamos fazer e resolver as coisas com nossa própria força, Deus não tem como agir, ou como mover em nossas vidas. Quando simplesmente deixamos tudo, então abrimos espaço para Deus. Mas, muitas vezes acaba não sendo uma escolha direta nossa, mas um resultado de nossas escolhas ruins que nos levam a um lugar onde nada mais pode ser feito e então temos que recorrer a Deus.

É nesse lugar de desespero, de falta de esperança, de falta de forças que muitas vezes recorremos a Deus e vemos Ele agir. Quando nada mais importa, nada mais tem valor ao nosso redor, porque literalmente perdemos tudo, então temos Deus em sua plenitude, porque é o que nos resta.

Creio que Deus quer que todos nós saiamos de nossa tenda, de tudo que nos é familiar HOJE e olhemos para Ele, para o que Ele tem para nós HOJE. Que confiemos Nele completamente com tudo que somos e tudo que temos. Deus precisa que deixemos o que é confortável, para que Ele possa se mostrar Deus.

Foi exatamente quando eu perdi tudo, e me achei em um lugar vazio e solitário na minha vida, que realmente busquei Deus, deixando tudo o que era familiar e confortável e me coloquei a total disposição para a vontade DELE para a minha vida. Eu deixei tudo o que eu achava que devia ser, tudo o que eu achava que era certo e definitivo, tudo o que eu achava que eu era e que devia fazer... Um lugar onde não havia alegria, onde nada podia me distrair, porque a dor e o vazio eram mais fortes. Neste lugar eu verdadeiramente encontrei Deus, porque era só o que me restava e então O busquei com tudo que tinha e com tudo o que era. Eu deixei o que me era familiar, as minhas ideias pré-concebidas, as minhas manias, meus hábitos, o que me era comum e me abri totalmente a Deus, para que Ele me tirasse de minha tenda e me mostrasse as estrelas no céu e me mostrasse o que Ele tinha para mim.

Nenhum momento dessa jornada foi fácil, pois as minhas emoções queriam conforto, queriam um lugar para se encostar e lá ficar, sem se mexer... Mas Deus não quer que fiquemos parados, mas que estejamos sempre em movimento, aprendendo, crescendo.
Foi somente então que pude realmente VER Deus, e VER o que Ele tinha para mim. E era completamente diferente do que EU tinha para mim.

Enquanto temos uma ideia fixa do que DEVE ser a nossa vida, não damos lugar a Deus, não conseguimos ouvir o que Ele está sussurrando em nossos ouvidos, porque estamos cegados pelo NOSSO DESEJO. Mas quando deixamos tudo de lado e resolvemos buscar a completa vontade de Deus, seja ela qual for, e deixamos Ele agir, e nos purificamos de nossos desejos e ideias, é que podemos começar a VER Deus.

Quando me entreguei a vontade de Deus, me senti como se estivesse sido colocada no meio de um oceano com um salva-vidas apenas. Ao meu redor eu só via água e mais água. Tudo o que me era familiar e comum foi arrancado. Não tinha para onde fugir. Quando as coisas davam errado, não tinha aquele lugar familiar para se esconder. Aquele lugar onde por toda vida havia me escondido dentro de mim. Aquele lugar não existia, não havia nenhum esconderijo, tudo tinha que ser lidado ali. Todos os meus medos e inseguranças tinham que ser lidados ali, não havia para onde fugir. Aquele lugar familiar e obscuro não existia mais. E foi então, que as curas e mudanças começaram a acontecer...

“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engradecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.” Gen. 12:2

Somente SE Abrão saísse da terra dele, do que lhe era comum, ele poderia então ser essa bênção, receber essa bênção em sua plenitude. Somente quando nos entregamos COMPLETAMENTE a Deus, poderemos RECEBER e SER uma bênção. E todos, TODOS, poderão ver.

Vamos sair de nossas tendas, de nossa nação, deixar nossa parentela e ir para aquele lugar que Deus tem para nós!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Mulher Confiante é...

Um desses dias acordei meio para baixo, então assisti um programa da Joyce e me lembrei da Lisa Bevere, pois o Caleb tem jogado tênis com um dos filhos do casal Lisa e John Bevere. Eu li um livro da Lisa há muito tempo, recomendado por um amigo, e gostei muito. O livro era bem direcionado a mulher.

Então, pesquisando sobre ela na internet, achei um blog brasileiro que tinha uma pregação que ela fez numa das Conferências para Mulheres da Joyce Meyer. A pregação foi muito edificante e me fez pensar em muitas coisas, mas principalmente no que eu como mulher penso ser 'a mulher'.

Uma das primeiras coisas que ela falou foi: Ser uma mulher confiante não agir como um homem. Uau!! Quantas mulheres hoje em dia não acham que ser uma mulher forte e confiante é ser como o homem?? Mas Deus criou o homem e a mulher com características diferentes. E este é o grande engano, a mulher achar que tem que se parecer com o homem para ser forte. Quando na verdade a intenção de Deus quando criou a mulher, era que ela fosse confiante em ser justamente a mulher.

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis."Provérbios 31:10



Uau!! Olha que linda esta declaração que Deus faz sobre as mulheres!!! Acho que não existe um lugar na Biblia que diga, mulheres sejam como os homens. Eu comecei a pensar na minha vida, nos meus conceitos e isso me fez refletir. A beleza e a virtude na mulher está em exatamente ser mulher, na fragilidade, no emocional, na habilidade de sentir as pessoas, de se indentificar com elas, de ser hospitaleira, de abraçar, consolar, etc...

Em outro lugar na Bíblia diz que a mulher guarda o coração do homem. Isso é muito poderoso. O homem tem a força física para proteger a mulher para que ela possa florescer. 

"O coração do seu marido está nela confiado.."  Provérbios 31:11

Dentro do casamento as coisas se tornaram tão distorcidas. Ninguém mais sabe como proceder, como agir, como o homem deve ser, como a mulher deve ser. Está tudo bagunçado. Mas Deus tem algo para o homem e para a mulher. E juntos eles se tornam mais fortes, pois na fraqueza de um está a força do outro e vice e versa.

"Onde um pode colocar mil para perseguir, dois pode colocar dez mil para rugir." Deuteronômio 32:30

Você pode ver o vídeo abaixo, ou se preferir, acessar o link do Blog em que achei o vídeo. O vídeo está dividido em 7 partes, então no blog ele muda automaticamente para a próxima parte. E tem legenda!

Lisa BevereNesta ministração, Lisa Bevere, fala sobre o propósito de Deus para as mulheres, relacionamento com o marido e com os filhos.


Blog: http://portaliecp.com.br/jovens/lisa-bevere-a-mulher-confiante-luta-como-uma-garota/
Como usar a legenda: http://portaliecp.com.br/jovens/colocartraduzir-legendas/

Comprei dois livros dela e em breve escreverei mais sobre as frases impactantes que ouvi dela.