terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Força & Misericórdia

Imagine um cachorro que viveu por muito tempo com um dono que toda vez que estendia a mão era para agredir ao cachorro. Para bater, para tirar. Mas, um dia o dono o abandona. O cachorro então recebe um novo dono. E toda vez que o novo dono estende a mão para tocá-lo, para alimentá-lo, para cuidar de suas feridas o cão se afasta assustado com o rabo entre as pernas, fecha os olhos, pois talvez se ele não ver o sofrimento, doerá menos.

Mas o dono novo se aproxima e ao invés de puxá-lo, de bater nele, de gritar, o dono novo lhe dá um carinho, lhe da comida, lhe leva para passear, põe remédios nas feridas, dá banho, etc... Com o passar do tempo, o cachorro se torna menos apreensivo, as más lembranças vão ficando para trás. Ele começa a aprender a abanar o rabo, a aceitar o carinho, a receber a comida e a receber O AMOR.

Então o novo dono vê uma transformação incrível naquele cachorro, um animal que costumava ter um olhar tão triste e distante, uma postura caída, cabisbaixo, sem vida, começa agora a correr pela casa de alegria, a latir, a lamber seu dono, a pular no seu colo. O cachorro se torna um cachorro novamente, com tudo que um cachorro saudável deve ser.

Um dia, este cachorro estava brincando no quintal de sua casa, feliz, correndo de um lado para o outro, indo buscar sua bolinha, quando de repente o dono antigo, estava passando na rua, e vê o cachorro e o reconhece, mas pensa “Não pode ser! Aquele saco de pulgas agora está aqui, todo feliz? Não pode ser.”

O antigo dono então se aproxima, e aquele cachorro esqueceu completamente da sua vida antiga, agora ele é feliz e dócil. Quando o antigo dono estende a mão, o cachorro logo se aproxima para lamber a sua mão, mas o antigo dono não conhece O AMOR, então ele empurra o seu focinho e diz “Que audácia! Sai para lá seu imundo! Você não passa de um saco de pulgas! Você acha que um banho vai mudar quem você é? Você é apenas um cachorro e sempre será!”

Todos aqueles anos de maus tratos tomam os sentimentos daquele cãozinho que mais uma vez coloca seu rabo entre as pernas, fica cabisbaixo, perde o brilho no olhar. Mas, este cãozinho tem um novo dono! Logo que o novo dono vê a cena, ele se aproxima com pressa, se põe na frente daquele cachorro com seu peito inchado, cabeça levantada, autoridade e diz: “Sai daqui agora! Você não tem direito de estar aqui e muito menos de tratar o MEU cão desta forma. Ele é MEU agora, e eu cuido dele e não deixarei que nenhum mal chegue a ele. Eu o amo e ele faz parte de minha família.”

O homem sem jeito deixa o local.


Quantos de nós já vivemos uma experiência como a do cãozinho? Quantos de nós já sofremos em silêncio, sem ter com quem contar, enquanto éramos afligidos por alguém? Quantos de nós já tivemos que conviver com alguém ruim, alguém que sempre nos machucava com suas ações, palavras e atitudes?

A opressão nos deixa assim como o cãozinho era, sem vida, sem esperança, sem brilho no olhar. Mas quando começamos a experimentar o AMOR, ele vai nos curando, nos mudando, trazendo quem realmente somos e quem devemos ser a tona. Sem a opressão podemos ser o que fomos feitos para ser. Sem a opressão, perdemos o medo, o medo da dor, do abandono, da reação. Quando conhecemos o AMOR, sabemos que ele nos protege, ele nos dá confiança, ele nos transforma de dentro para fora.

O novo dono ilustrado na história pode ser uma pessoa que Deus colocou na sua vida ou o próprio Deus te restaurando. Eu experimentei o que é ser livre, eu experimentei o que é ser amada e não quero voltar à opressão.

Eu sei que é difícil classificar essa pessoa como ruim, mas assim como na história do cãozinho, pessoas que agiram assim conosco são ruins.

O que é ser ruim?

Dentro do que tenho pesquisado na Palavra, da visão de Deus, de psicólogos cristãos e ministros. Acredito ser ruim é uma pessoa que continuamente escolhe fazer o mal, sem remorso, sem pedir perdão e sem reconhecer o mal que fez.

Partindo desta definição, você tem alguém assim na sua vida? E se sim, o que fazer? Como agir?

Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.
Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.
Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado". 
- Mateus 5:39-42

Muitas vezes interpretamos o ‘oferecer também a outra’ como permanecer debaixo da opressão e do abuso. Mas Deus sempre tem a eternidade em mente. E olha para o todo, e não para os fatos isolados. Ele quer a restauração do agressor também.

Tenho entendido que oferecer a outra face NÃO é me justificar, atacar de volta, responder, humilhar, estar certa ou ainda aceitar o abuso e não reagir. Oferecer a outra face é saber lidar com essa pessoa com amor. Não esse amor meloso de romance, mas um amor forte, um amor que olha para o todo. Um amor que quer restaurar, e que vai pagar o preço para tal.

Jesus falou muitas coisas fortes aos fariseus, mas será que Ele falou aquelas coisas porque não amava a eles? Porque os odiava? Eu acho que não. Acho que Jesus, com tudo que falou aos fariseus, falou para dar-lhes uma chance de reconhecer seu próprio erro e mudar.

Alguns aspectos das pessoas consideradas ruins são: frieza, arrogância, zombaria, dureza e destruição.

Vamos dar uma olhada em alguns textos do livro Amor Ousado do psicólogo cristão Dr. Dan B. Allender.

Uma pessoa ruim habilidosamente e com frequência mostra seus motivos e seu comportamento como inocente. Os outros simplesmente não entendem. Ela é enganosamente talentosa em fazer as vítimas do seu abuso se sentirem como as causadoras do mal. Quanto suas vítimas protestam e expõe o abuso, ela irá acusar a vítima de ser muito sensível, emocional, perturbada e sem razão. Ela se mostra como a real vítima, cruelmente mal interpretada e falsamente acusada.

O mal tem uma energia que move continuamente sem restrição ou descanso.

Existe um senso de confiança, uma energia de liderança que permite que os outros abdiquem suas escolhas e se deixem levar pela sua coragem (da pessoa ruim). A arrogância cria um ambiente de “siga-me ou saia do meu caminho”. E quem quer se sentir perdido em um mundo como o nosso?

A zombaria é uma arma que o mal usa poderosamente para eliminar de sua vítima qualquer senso de si mesmo e de vida.

Uma pessoa ruim usa o acesso de confiança para destruir qualquer desejo de se confiar nos outros, e até mesmo de se confiar em si. Consequentemente os efeitos da pessoa ruim são remover de suas vítimas qualquer senso de cuidado e discernimento em relação a pessoa ruim, e ao mesmo tempo criar um medo super vigilante em relação a qualquer pessoa boa.

A prisão é uma forma de escravidão que anula os sentidos e rouba da alma a visão do que podia ser.

A pessoa ruim deve controlar em poder absoluto e para isso precisa anular a esperança.


Estes textos são muito fortes, porém muito reais, e todos nós tivemos, temos ou teremos que lidar com pessoas assim no curso de nossa vida.

É mais fácil simplesmente deixar o agressor continuar e fingir que não está nos afetando, ao invés de enfrentá-lo com amor. Porque preferimos ser educados, não queremos constranger, não queremos perder o relacionamento, não queremos lidar com as consequências.

Pense na eternidade.

Talvez você seja a única oportunidade desta pessoa de arrependimento e de experimentar o AMOR.

Eu acredito que não existe reconciliação sem arrependimento. E se não houver arrependimento estamos nos enganando de que o relacionamento será diferente.

Então qual a melhor forma de reagir?

O primeiro passo seria impor limites e consequências. Na próxima vez que você for atacado pela pessoa, imponha limites e consequências. Por exemplo: Eu não irei permitir que você peque mais contra mim e contra si mesmo, então se esta é a maneira que você vai escolher para se relacionar comigo...

Aí você terá que ver dentro do contexto do seu relacionamento com essa pessoa o que vai funcionar dizer, os limites e as consequências que a pessoa irá receber por infringir.

Assim como educamos a criança através das punições quando ela faz algo errado. Iremos condicionar esta pessoa a agir de forma diferente, caso queira manter o relacionamento conosco.

Não, não será fácil impor os limites e mantê-los. Você vai precisar aprender a exercer de força e misericórdia.

“A pessoa ruim fica enfurecida quando tratada com força e misericórdia.

Nosso maior problema é geralmente encontrar uma consequência razoável e bíblica na hora de se escolher os parâmetros. Quando nos recusamos a aceitar um possível abandono, acabamos nos impedindo de impor limites e estabelecer consequências. Mas quando encontramos coragem para fazer isso, vamos descobrir que o amor é uma arma poderosa contra as forças do mal. E então estaremos prontos para oferecer o próximo presente, a oportunidade de arrependimento” – Amor Ousado


O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. - Provérbios 8:13

Pela misericórdia e verdade a iniquidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado. - Provérbios 16:6

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. - Provérbios 28:13

O sábio conquista a cidade dos valentes e derruba a fortaleza em que eles confiam.
- Provérbios 21:22 Versão Internacional

Quando se manda embora o zombador, a briga acaba; cessam as contendas e os insultos. - Provérbios 22:10 Versão Internacional

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. - Romanos 12:17

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. - Romanos 12:21

Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. - 1 Tessalonicenses 5:15

O amor não faz mal ao próximo. - Romanos 13:10



Conforme podemos ver através da leitura da Palavra é que Deus não se alegra com o mal, mas Deus ama as pessoas. E Ele quer salvá-las. É mais fácil simplesmente ignorar as pessoas difíceis em nossas vidas do que ‘lidar’ com elas. Mas quando permitimos que elas tenham este tipo de comportamento conosco, estamos permitindo que elas pequem contra nós e contra elas mesmas.

Este é o tipo de amor mais difícil de dar, o amor ousado, o amor que corrige, porque ama.

Eu posso fazer certas afirmações, porque eu um dia também fui uma pessoa com muitas das características da pessoa ruim. A vítima do abuso sempre se torna ou uma abusadora ou uma restauradora.

Mas Graças a Deus, situações da minha vida me trouxeram a um lugar de arrependimento e eu pude reconhecer meu erro, me arrepender e tomar um caminho de restauração. Porque quando temos este tipo de comportamento estamos na verdade, constantemente perdendo. Perdendo pessoas que amamos, perdendo oportunidades, perdendo o que Deus tem para nós, perdendo a verdadeira experiência e benefícios de um relacionamento saudável, perdendo em não receber amor, perdendo em não dar amor, etc..


Por isso eu peço, não desista das pessoas difíceis da sua vida. Ame-as, Ame-as com o AMOR OUSADO.

sábado, 30 de novembro de 2013

Hambúrguer Vegetariano

Esta semana tivemos o famoso feriado americano chamado Dia de Ação de Graças. Nesse dia, as famílias se reúnem para uma refeição cheia de pratos gostosos, carinhos, agradecimento e amor.
 
Eu tive um almoço muito gostoso com a minha família! Alguns dos pratos principais dessa famosa refeição incluem:
- um enorme peru assado, o recheio do peru que é feito com pão temperado, aipo e cebola;
- um prato com vagem ao molho de cogumelos e cebola empanada e frita por cima;
- purê de batata com um molho por cima chamado gravy;
- milho;
- purê de batata doce com marshmallow por cima;
- purê de cranberries;
- pão, chamado de roll;

Tudo é muito diferente do que já comi em minha vida. Mas é tudo muito saboroso!

Vamos então ao porque dos hambúrgueres vegetarianos. Eu estou sempre buscando por formas de comer mais legumes, verduras e frutas de uma forma light. Eu adoro hambúrguer e batata frita, e é um dos meus pratos favoritos. Mas, não dá para comer isso sempre. Foi então que descobri esses tais veggie burgers, e foi uma ótima descoberta!

Vamos às receitas!

Hambúrguer de Abobrinha *****
Este é sem dúvida nosso favorito. Muito saboroso, textura gostosa e simples de se fazer.

Ingredientes:

500g de abobrinha ralada
1/2 maço de cebolinha picada
1 xícara de farinha de rosca
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
1 ovo
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta

Modo de Preparo:
1. Coloque a abobrinha ralada em um recipiente e adicione um pouco de sal e misture bem.
2. Deixe a abobrinha descansar por 30 minutos.
3. Em outro recipiente coloque a cebolinha picada e o alho amassado.
4. Coloque a abobrinha em um papel toalha resiste ou em um pano de prato e aperte para tirar todo o excesso de água.
5. Adicione a abobrinha drenada ao recipiente com a cebolinha e o alho.
6. Adicione ao recipiente a pimenta, farinha de rosca e o parmesão ralado e misture bem.
7. Bata o ovo aparte e adicione a mistura, misturando bem até estar totalmente incorporado.
8. Unte uma frigideira com óleo e aqueça em fogo médio.
9. Pegue a massa com a mão e faça o formato de hambúrguer e coloque na frigideira até estarem cozidos. Aproximadamente 2, 3 minutos de cada lado.

Você pode ver o vídeo da receita através do link: http://www.youtube.com/watch?v=lNjxRaA3GKM

Eu gosto de servir este hambúrguer com a receita caseira de maionese verde. Em um mini processador misture, maionese light, a mesma quantidade de iogurte light, um pouco de mostarda, pimenta, suco de limão e salsinha bem picadinha. Misture no mini processador até todos os ingredientes estarem incorporados.

Hambúrguer de Feijão Preto ***
Esse hambúrguer nós gostamos bastante, mas como não estamos acostumados com o feijão preto, achamos um pouco forte. Mas muito saboroso!


Ingredientes:
1/2 cebola média picada
1 lata de feijão preto cozido e escorrido (sem o caldo) *
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de rosca
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cebola em pó
sal e pimenta a gosto

Observações: aqui nos Estados Unidos se encontra muito fácil feijão em lata, já pronto, é gostoso e fácil. Mas aí no Brasil você pode usar o feijão que sobrou do almoço mesmo e fazer a receita. Quanto ao alho e cebola em pó, sei que também nem sempre é fácil encontrar, então você pode substituir por 1 colher de sopa de sopa de cebola para dar o sabor.

Modo Preparo:
1. Frite as cebolas até ficaram macias em azeite, 3 a 5 minutos.
2. Em um recipiente grande amasse o feijão com o garfo. Adicione a cebola e o restante dos ingredientes, incorporando as farinhas aos poucos.
3. Misture até formar uma mistura grossa.
4. Faça os hambúrgueres e frite na frigideira com um pouco de azeite.
  
Nós testamos outras receitas como hambúrguer de cenoura e de beterraba, mas sinceramente não ficou gostoso, então não irei postar estas receitas, ok?

Porém, hoje como estava escrevendo este post, resolvi dar mais uma chance aos burgueres vegetarianos e achei uma super receita com couve! Isso mesmo! Couve! E ficou uma delícia!

Hambúrguer de Couve ****
Ingredientes:
1 maço de couve, lavado e bem seco

Sal
1 tomate caqui ou carmen grande, picado grosseiramente
1 colher de sopa de tahine
1 colher de sopa de alho bem picadinho
1/2 colher de chá de pimenta cayene (ou chili powder)
1/4 xícara de farinha de rosca
1/4 xícara de farinha de trigo
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
1. Remova qualquer parte mais dura da couve e corte ela em tirinhas bem fininhas. Jogue o sal por cima e massageia com as mãos. Deixe descansar por 15 minutos. A couve ficará com um verde mais forte e mais macia.
2. Enquanto você espera os 15 minutos da couve, Em um mini processador adicione o tomate, alho e tahine. Se o seu tomate não estiver bem suculento, adicione 1 ou 2 colheres de sopa de água.
3. Quando a couve estiver pronta, aquece um pouco de azeite em uma frigideira, e adicione a couve e frite por 1 minuto. Adicione meio copo de água (mais ou menos) e tampe deixando um pequeno espaço para sair o vapor. Deixe cozinhar de 5 a 8 minutos, até ela dar uma reduzida, mas não queremos ela muito murcha.
4. Transfira a couve para um recipiente e deixe esfriar um pouco. Adicione 2/3 da couve ao processador com os outros ingredientes. Dê apenas algumas batidas para que não vire uma pasta. Junte a mistura do processador ao restante da couve e mexa bem.
5. Misture as farinhas e a pimenta em um recipiente e vá adicionando aos poucos a mistura da couve, mexendo bem para ficar bem incorporado. Se ficar muito molhado, adicione mais farinha, se ficar muito seco, adicione um pouco de água.
6. Faça os hambúrgueres e frite na frigideira untada com um fio de azeite, 4 minutos de cada lado. Isso deixará a parte de fora crocante e o meio molinho e saboroso.

Este servimos com cebolas caramelizadas, molho do big mac feito em casa e bolinhos de couve-flor. A cebola caramelizada você faz com um pouco de azeite e uma colher de sopa de manteiga para cada cebola que usar. Deixe a manteiga derreter no azeite, adicione a cebola e deixe ele fritar e suar e fogo médio a alto por 5 minutos. Então abaixe o fogo e tampe, mexendo de vez enquando até ela ficar bem marrom. A receita do molho do big mac você pode encontrar no Ana Maria Brogui que indiquei aqui no blog.

Bolinho de Couve-Flor
Com este último hambúrgueres fizemos um bolinho que imita um tipo de batata frita muito comum aqui nos Estados Unidos, chamada Tater Tot. Então este feito com couve-flor além de menos calórica é assada.
Ingredientes:
2 xícaras de couve-flor cozida, picada bem pequeno
1 ovo
1/2 xícara de cebola picadinha
3 colheres de sopa de salsinha picadinha
1/2 xícara de queijo prato ralado grosso
1/2 farinha de rosca
sal e pimenta

Modo de Preparo:
1. Cozinhe a couve-flor até que ela fique al dente. Pré-aqueça o forno a 200C. Unte uma assadeira grande.
2. Em um recipiente misture todos os ingredientes e tempere com sal e pimenta.
3. Faça bolinhos bem pequenos e coloque na assadeira. Asse de 16 a 18 minutos, virando os bolinhos na metade do tempo.


Stuffed French Toast (French Toast Recheada)
Está receita fiz outro dia pela manhã, de café da manhã e ficou uma delícia! Postei a foto no meu instagram e todo mundo ficou com água na boca.


Ingredientes:
Fatias de pão de forma de sua preferência
Ovo
Leite
Açúcar
Canela
Essência de Baunilha
Sugestão de recheio: Cream cheese e geleia. Cream Cheese com açúcar e nozes.

Modo de Preparo:
Cada 'lanche' será feito com 2 fatias de pão, em uma fatia coloque o cream cheese na outra a geleia. Feche o lanche e passe na mistura de leite, ovo, açúcar, canela e baunilha. Deixe o pão absorver bem a mistura e vire para o outro lado também ser coberto da mistura. Em uma frigideira untada e quente, coloque o 'lance'. Deixe até formar uma crostinha crocante, e vire para fazer o mesmo do outro lado.

Sirva coberto de açúcar de confeiteiro e canela e um syrup ou mel.

Hmmmmm!!



sábado, 16 de novembro de 2013

Governar com sabedoria

Antes de postar as receitinhas que testei de hambúrgueres vegetarianos vou usar o post de hoje para contar uma experiência que tive.

Eu fiz alguns posts sobre a importância de nós, como esposas, passarmos um tempo orando pelos nossos maridos. A partir do momento que comecei a aprender sobre isso comecei a praticar, um pouco resistente, mas comecei.

Há poucos meses atrás meu marido conheceu um cara e logo ficaram amigos. O cara se mostrou muito amigável e disposto na amizade. Entrando sempre em contato, falando de experiências que teve parecida com meu marido no ministério e tudo mais. Depois de algumas conversas juntos o cara falou de um projeto de negócio que ele estava envolvido, e que seria bom para o meu marido se envolver também para ter uma renda extra.

Desde o primeiro momento que meu marido falou comigo sobre esse cara uma imensa luz vermelha se ascendeu dentro de mim. Na hora eu não disse nada, deixei a amizade rolar e ver no que daria. Logo meu marido se sentiu animado com essa tal proposta e disposto a tentar. Aí minhas orelhas já ficaram empinadas, pois logicamente, para fazer parte deste tal negócio teria que haver certo investimento primeiro. E eu sem saber de nada cantei a bola para o meu marido. Ele ficou meio assim, mas continuou conversando com o tal cara a respeito.

Foi então que ele realmente decidiu entrar neste negócio aos poucos. Eu não quero ficar dando palpites, ele como o cabeça da casa toma as decisões e nós vamos no mesmo barco. Se não houver trabalho em grupo a canoa não anda na direção certa.

Ele geralmente pergunta minha opinião e o que estou sentindo a respeito das situações e decisões. Mas neste caso ele não perguntou muito e já tinha se decidido a iniciar o processo. Um impulso me tomou e eu disse: "Eu não confio nesse cara, muito menos nesse projeto. Eu sinto algo muito, muito negativo a respeito disso." Falei bem sério mesmo, e ele não gostou. Ficou até meio bravo.

Decidi então não falar mais nada, eu dei minha opinião e o resto está nas mãos de Deus. Porém, estou sempre orando para o Senhor dar a ele sabedoria nas decisões e situações.

Ele deu inicio ao processo para entrar neste tal negócio. E eu não falei mais nada negativo e decidi apoia-lo já que ele tinha tomado à decisão de prosseguir. Muitos eventos se sucederam em nossas vidas depois disso e ele ficou um tempo sem poder se dedicar ao tal projeto. Quando ele voltou a se dedicar, ele já não estava tão empolgado como antes e começou a questionar a veracidade do tal projeto. E então me perguntou novamente o que eu achava, se eu realmente acreditava no que tinha dito anteriormente ou se tinha sido uma reação exagerada.

Naquele ponto eu tinha já havia decidido que iria apoia-lo na decisão que tomasse. E foi o que disse. Ele mesmo começou a questionar as coisas e então me senti segura para concordar, e compartilhar as coisas que achava estranha sobre o assunto. E em questão de horas, tudo foi comprovado. Assim que meu marido disse que não iria participar do projeto o cara foi grosso com ele e não quis mais se comunicar.

Agora, você me pergunta: Por que você está contando esta história em detalhes e o que ela tem a ver?

Porque a minha tendência como mulher e com a minha personalidade é dar logo minha opinião e ficar enchendo o saco para a pessoa fazer o que eu quero. E depois se fizer o que quer e dar errado dizer “Tá vendo, eu disse que isso era porcaria, que não ia dar certo mesmo.”

Não, eu não quero ser como os exemplos que tive minha vida toda. Eu quero buscar meu exemplo de esposa dentro do que a Palavra diz. E quanto mais seguirmos este papel que o Senhor tem para nós como esposas, daremos espaço para que nossos maridos desempenhem seu papel e nosso casamento será abençoado.

Eu não quis dizer com esta história que eu estava certa desde o começo e que ele estava errado. NÃO! O que eu quis mostrar é que se eu souber agir com SABEDORIA, poderei dar a oportunidade ao meu marido de ser o marido e a mim de ser a esposa.

O esposo quer poder confiar em sua esposa. Quer poder falar abertamente de suas ideias, planos, vontades, desejos, medos, etc... Sem ser julgado, atacado, menosprezado. Assim como nós, mulheres, também queremos. Em uma amizade verdadeira existe cumplicidade, existe dialogo aberto, não existe medo.

Provérbios 20:5 diz:

“Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona.”

Se nós mulheres tivermos discernimento saberemos trazer a tona o que está no coração de nossos maridos e ter uma amizade intima e profunda.

Outro versículo da Palavra em Gênesis diz:

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”

Não é engraçado Deus dizer isso antes mesmo de haverem pais e mães na jogada? Será que Deus já estava prevendo o que iria acontecer e por isso já estava instruindo ao homem e a mulher algo muito importante e essencial para a união deles?

Esta instrução é citada também em Mateus 19:5, Marcos 10:7 e Efésios 5:31.

Deus não está falando para cortarmos relações com nossas famílias quando nos casamos. O que Deus está tendo o cuidado de nos instruir neste versículo é que quando nos casamos formamos uma nova família mesclada dos costumes e hábitos de duas famílias.
Muitos pais infelizmente não conseguem aceitar o fato de que seus filhos irão formar novas famílias e novas vidas. E fazem de tudo para manter aquele vinculo prejudicial com o filho ou filha, não deixando que ele realmente deixe o pai e mãe para se unir com o seu cônjuge.

Eu conheço inúmeras famílias em que infelizmente um dos lados se recusou a aceitar o casamento do filho ou filha e que isso trouxe graves problemas para a união do casal.
É muito difícil e doloroso quando um dos pais não aceita a união do filho ou filha tentando causar contenda, divisão e desconforto entre as partes. O filho ou filha não quer ter que escolher entre pais e cônjuge, mas se uma escolha tiver que ser feita, está bem claro na Palavra o que deve ser feito.

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”

Eu fui extremamente abençoada com a sogra que recebi. Agradeço muito a Deus por isso, porque já tive experiências horríveis em relacionamentos passados.

Minha sogra é uma mulher sábia e equilibrada. Claro, como todos nós, têm seus defeitos e opiniões. Mas a forma como ela escolheu amar seus filhos, deu a eles a oportunidade de terem casamentos saudáveis e bem sucedidos. Ela não quer os filhos para ela, ela quer que os filhos sejam felizes e possam desfrutar de um casamento verdadeiro, assim como ela experimentou e experimenta com seu marido.

Ela aceitou de todo coração eu e minha cunhada, aceitou nossos defeitos, qualidades, nossa bagagem, nossas culturas diferentes, nossa forma de ser e de pensar. Ela nos ama como somos e nos trata como filhas. E isso faz toda a diferença em nosso relacionamento familiar.

Não, nós não temos um relacionamento perfeito. Temos nossas diferenças, nossas dificuldades. Mas a minha sogra pôde proporcionar um ambiente em que cada uma pode ser quem é, e se expressar e ser amado da mesma forma.

Eu estou aprendendo muito com a forma dela de ser e de lidar com cada um de nós. E com certeza, se algum dia tiver filhos quero ser uma sogra tão boa quanto ela.

Se apenas alguns pais entendessem o quanto eles vão ganhar em relacionamento, em alegrias, em união e em amor, se decidirem deixar seu egoísmo de lado, seus sonhos e planos para seus filhos, suas expectativas irreais, muitos casamentos e relacionamentos familiares seriam mais suaves e alegres.

Mães e pais podem dar sua opinião sobre a escolha de seus filhos, podem ajudar e direcionar. O problema é que muitos pais querem impor sua vontade sobre os filhos com base em expectativas irreais e fantasiosas de um cônjuge perfeito para seu filhinho ou filhinha. Muitas vezes, mais importante do que dar sua opinião, é buscar a Deus em oração, para que a vontade Dele seja cumprida na vida do seu filho/filha.

Filhos devem sim honrar seus pais em todas as fases de sua vida. Conforme o único mandamento do Senhor com uma promessa em Êxodos 20:12:

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

Honrar pai e mãe não significa deixar que eles dêem ordens em seu lar, bisbilhotar na sua vida financeira, mandar seus filhos cortarem o cabelo ou reorganizar seus armários toda vez que vierem te visitar. Significa honrar a posição deles. Uma vez que a criança cresce e se torna adulta, um novo relacionamento é desenvolvido com seus pais.

O fim de ano está chegando e com ele muitos conflitos entre casais e seus pais. Não podemos agradar a todos e o que importa é mantermos a união familiar do nosso novo lar. Estou lendo um livro chamado, Como se tornar a mulher dos sonhos do seu marido, e nele existem algumas dicas de como lidar com os sogros nessas datas festivas e no dia a dia. Aí vão as dicas:

TENHA UM PLANO: Se você decidir previamente que irá visitar seus pais uma vez por mês, ou uma vez por semana, então todos saberão o que esperar. Isso previne ouvir a frase “você nunca vem nos visitar”. Se os seus pais sabem que você irá ligar para eles uma vez por semana, isso irá aliviar ouvir o lamento “você nunca me liga”.

FAÇA UMA CAMINHADA: Se você está passando um período mais longo com os sogros e sentir uma tensão se formando no ar, faça uma caminhada, vá o supermercado ou simplesmente vá molhar as plantas do quintal. Um pouco de ar fresco pode dar uma nova perspectiva da situação.

DESTRUA A LISTA: Uma das tendências mais destrutivas dos sogros é fazer uma lista de ofensas e ficar mencionando isso depois que a reunião familiar acaba. Tente não fazer uma lista de queixas e comentários ofensivos e evite uma sessão de revisão sobre cada ofensa, hábitos irritantes ou comentários desagradáveis.

FAÇA UMA LISTA: Procure por qualidades em seus sogros e faça questão de reconhecê-las e admiti-las. Talvez o fato de eles terem criado um filho maravilhoso!

DEIXE ROLAR: Existem várias piadas a respeito da tensão entre sogras e seus genros, mas estudos mostram que o relacionamento mais difícil é o relacionamento entre sogras e noras. A sogra de Betsy perguntou a ela “Como vão as alergias de Bill?” Betsy respondeu: “Ele não tem alergias.” “Eu o criei e eu sei que ele tem alergias!” a mãe respondeu. Apenas ouça e deixe os comentários rolarem sem se envolver.

PREPARE-SE PARA AS DATAS FESTIVAS: Pergunte ao seu marido como ele gostaria de passar as datas festivas e considere alternar tradições familiares de sua família e da dele.

ORE: Peça para Deus te mostrar se você está buscando a aprovação dos seus pais acima da aprovação do seu marido.

E vou terminar este post de hoje com o lindo versículo de 1 Timóteo 5:14:

“Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer;”

Parte de nosso papel como esposa é governar nosso lar e mantê-lo livre de dramas, ofensas, tensões e perigos.


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Meus Gadgets Indispensáveis!

Hoje gostaria de compartilhar alguns gadgets que uso bastante e facilitam demais minha vida!! Aqui nos Estados Unidos é um paraíso de coisinhas para facilitarem a vida, mas também se você comprar tudo que vê, haja espaço em casa para guardar tanta praticidade! risos!

Eu acredito que tudo que vou mostrar aqui seja bem fácil de encontrar aí no Brasil! E se vocês tiverem seus gadgets preferidos que não estejam listados aqui, mande para que possamos compartilhar!


1. Donut Bun (Coque de Donut)

Eu já conhecia esse donut para o cabelo, mas só acabei tendo a coragem de comprar e tentar há 5 meses atrás e simplesmente adorei. É muito, muito simples de usar e ótimo para aqueles dias que o cabelo está de assustar, seja desajeitado, com muito frizz ou sujinho e oleoso. Em poucos minutos você faz um penteado bonito!

Além do donut que é essencial para o penteado, descobri outros 2 acessórios que vão facilitar seus penteados. Um deles é esse grampo de cabelo espiral, ele é ótimo e prático. Ao invés de usar muitos grampos, você usa dois desses e já dá conta do recado. O outro item são os elásticos de cabelo, é um pacote com um monte, então você pode usar a vontade e perder eles a vontade. São práticos para todos os tipos de penteados.



Abaixo segue um vídeo tutorial de como fazer o penteado. A menina mostra 3 opções de como usar o donut, o meu preferido é o último tipo. O vídeo é em inglês, mas como ela mostra o processo todo, você que não entende, pode ver sem medo!




2. Sacos de Plástico à Vácuo
Eu descobri esses sacos recentemente e simplesmente amei! Onde moro tenho pouco espaço no guardaroupa, então agora coloco as roupas de uma estação que não vou usar por um tempo dentro destes sacos e embaixo da cama. Assim as coisas ficam organizadas e limpas e eu fico com mais espaço para as roupas que vou poder usar no momento. Além de serem super práticos para viagens. As roupas não amassam e você fica com mais espaço na mala.

Existem dois tipos de sacos. O que você enrola para tirar o ar, e o que você usa o aspirador para puxar o ar.


Você pode encontrar esses plásticos para comprar no site das Lojas Americanas. Segue abaixo um vídeo que mostra como ajuda no espaço da mala!! O vídeo também é em inglês, mas você pode ver para entender bem como funciona.





3. Mini Mixer
Esse mini mixer usamos muito aqui em casa. É bom para misturar o leite com achocolatado, ou o nescafé, cappuccino. Ele é pequeno e funciona somente com 2 pilhas médias. Eu não sou fã de coisas que funcionam à pilha, mas nesse caso dura bastante, então vale a pena. Por ser portátil você pode levar no trabalho ou em viagens. 

O mini mixer pode ser encontrado na Rua 25 de Março, ou nas lojas online Americanas e Magazine Luiza.




4. Fue ou Batedor

Este utensílio eu uso já há muitos anos e é indispensável na cozinha, não só para bater claras em neve como é conhecido, mas para mexer qualquer tipo de massa e líquidos. Em especial é ótimo para misturar farinha ou maizena com líquidos, pois ajuda a não empelotar. Eu uso para misturar na panela, onde geralmente a tendência é empelotar. Desde que comecei a usar o fue para misturar a farinha ou maizena na panela, nunca mais tive problema de empelotar. 

Você pode encontrar o fue ou batedor de claras em qualquer loja de utensílios de cozinha.



5. Timer ou Cronometro
Chega de ficar olhando no relógio enquanto se está cozinhando ou assando! Chega de passar do tempo, esquecer e deixar as delícias queimarem no forno ou fogão!

Eu uso muito o timer na cozinha para tudo que estou fazendo, principalmente quando estou cozinhando várias coisas ao mesmo tempo, pois fica fácil esquecer de algo e acabar queimando ou passando do ponto.

Além disso, uso também para me ajudar com o tempo da lavadora de roupas, a me lembrar da hora de adicionar o amaciante.

Esse que eu tenho é muito lindo né? Foi presente da minha querida tia, sempre muito atenciosa! =)



6. Moroccanoil Oil
Esse óleo para cabelos da Moroccanoil é caro, mas é milagroso. Acho que vale a pena investir nele. Sabe aqueles dias que o cabelo não está cooperando? A cor está opaca, o cabelo está cheio de frizz ou o shampoo novo não deu certo. Passo um pinguinho desse óleo e pronto! O cabelo fica brilhante, a cor fica bonita como se tivesse acabado de ir ao salão e tira todo frizz. Eu já tenho esse óleo, a versão pequena dele, há quase 2 anos e ele ainda está firme e forte! Deixo ele guardado para essas ocasiões "especiais" quando estou sem tempo ou já tentei de tudo e nada deu certo!



Agora se nada disso é novidade para você, dá uma olhada nesse link para ver as 19 invenções absurdas e "práticas" dos japoneses.

domingo, 27 de outubro de 2013

Tudo em todos

Nossa, praticamente um mês sem escrever no blog!!! Esse mês de outubro passou voando e cheio de atividades!

Tivemos o prazer de ter a visita de meus pais e pudemos aproveitar bastante! Agora o tempo está começando a esfriar bastante e logo a neve já vem, e o frio com ela...

Eu recebi uma grande e maravilhosa surpresa! Estava orando para uma nova oportunidade de ir ao Brasil ainda este ano. Achava que seria bem impossível, para mim no natural, era. Mas resolvi orar, pois tudo é possível ao que crê, certo? E recebi este grande presente! Milhas que iam expirar e precisavam ser usadas, então cá estamos nós, Caleb e eu, novamente no Brasil, podendo disfrutar de um tempo gostoso com os familiares e amigos!!  

A viagem será curta, mas vai valer a pena!

Para mim sempre foi incabível só pensar em morar em outro país. Era algo que eu abominava e achava que jamais aconteceria comigo. Principalmente por ser uma pessoa muito metódica, as mudanças nunca foram muito bem vindas. Um dia até li num livro da Joyce Meyer, que pessoas que se casam com pessoas de outros países tem uma unção e graça para isso. E na hora pensei, eu com certeza, não tenho essa unção! (risos)

Mas os caminhos do Senhor são bem maiores que os nossos e quando realmente me entreguei a visão dEle, pude receber o que Ele tinha para mim.

Às vezes não recebemos o que Ele tem para nós, pois estamos tão distantes daquela visão. Mas justamente aquelas coisas que falei que não queria e não faria jamais foram as que Deus me trouxe. Mas por que isso? Porque nas áreas que já estamos abertos e confortáveis não é esforço, nem apredizado algum para nós. Mas nas áreas que temos dificuldade e resistência, são nessas que precisamos trabalhar!

Realmente casar com uma pessoa de outra cultura é muito difícil e desafiador. Ainda mais ter que morar em outro país, onde TUDO é diferente. Onde tive que reaprender muitas coisas, refazer teste de motorista entre outras coisas...

No começo eu achei tudo horrível, não aceitava o jeito dos americanos. Achava que o MEU jeito era melhor. Estava conversando com uma amiga que já morou fora e ela disse: "Parece que quando moramos fora, as raízes que achavamos que não tínhamos, descobrimos que temos e elas se afloram." E é verdade, eu nunca fui de pregar que o Brasil é um lugar maravilhoso, mas quando me deparei com outra cultura, passei a dar valor aos valores brasileiros, ao jeitinho de educar os filhos, de ir à escola, de comer com garfo e faca, de usar guardanapo, até o cumprimentar com beijinho eu senti falta!!!

Isso começou a causar certa resistência em mim contra as pessoas ao meu redor. Eu desprezava tudo que eles faziam e eram. Eu me achava melhor, afinal eu usava a faca e não o dedo para colocar a comida no garfo! ha ha

Pobre de mim! Graças a Deus, meu marido nunca me rejeitou pelo meu jeito diferente, nem tão pouco deu bola para as minhas reclamações.

Com o tempo, aprendi a entender as diferenças, afinal, todos somos diferentes e temos nossas particularidades. Como eu poderia me achar melhor? Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, não existe lugar perfeito.

Foi então que comecei a aceitar e amar os americanos. Aprendi a pegar as coisas boas e usar e as ruins a deixar para lá.

Como podemos amar as pessoas se rejeitarmos quem elas são?

Todas as experiências da vida são um aprendizado no Senhor, o que podemos melhorar?

É tão bom quando aproveitamos as situações que Deus coloca em nossas vidas para aprendermos, mudarmos e crescermos. Aprender a respeitar as pessoas e suas diferenças foi uma grande lição para mim!

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. Colossenses 3:11

Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. 1 Coríntios 9:19-27

Vamos nos desafiar! Vamos ser tudo em todos para salvarmos alguns? =)

Tenho experimentado alguns pratos meio vegetarianos e em breve irei postar as receitinhas!!! E também umas dicas de penteado e acessórios!