segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Aprendendo a Amar

Recentemente o Caleb conheceu um moço cristão e ambos ficaram muito animados em terem se conhecido por dividirem a mesma paixão por rock e por Jesus. Então o moço nos convidou para irmos jantar na casa dele, e conhecer sua esposa e filhos.

Caleb e eu estávamos animadíssimos com a ideia de finalmente termos um casal de amigos que pudéssemos sair e conversar e dividir experiências e papo furado, e ainda mais, com filhos com quem a Sierra pudesse ir e brincar sem medos, e se divertir!

Eu não estou familiarizada com a etiqueta americana ainda, então tudo fica meio awkward, meio sem jeito. No primeiro segundo o cachorro do casal atacou meu calcanhar. Quem me conhece sabe como isso foi assustador para mim. Foi num piscar de olhos, graças a Deus não chegou a morder, porque eu estava usando calça, então o dente dele bateu com tudo no meu osso, doeu pra caramba. Mas, aguentei firme. Daquele momento em diante, fiquei extremamente desconfortável com o tal cachorro andando ao meu redor. A dona da casa colocou uma coleira de choque no cachorro, foi aí que me preocupei mesmo. Se o cachorro tem até uma coleira de choque, boa coisa não é... rs...

Enfim a comida ficou pronta, falamos de alguns assuntos. O casal está indo na igreja porque acha que é obrigatório para todo crente, mesmo não concordando com os princípios da igreja que frequentam, e de muitas vezes discordarem do pastor. Até que o cara me solta que acha ridículo mulheres pregarem ou terem encontros próprios... E por aí vai.

Até aí tudo bem... Pessoas têm diferentes pontos de vista e acreditam em coisas diferentes. Não tenho problema com isso, contanto que não queiram impor nada sobre mim ou sobre o que eu penso.

Ficamos animados em nos encontrarmos de novo quando Sierra estivesse aqui, para as crianças se conhecerem e brincarem. Então, quando ela chegou, avisamos a eles, e nos convidaram para ir a casa deles novamente, pois outras crianças e amigos da igreja estariam lá.

Chegamos lá e fomos apresentados as pessoas. Sierra logo se entrosou com as crianças e foram brincar. Depois de alguns momentos de conversa um dos homens fala: “Então vamos começar nosso estudo bíblico.” E todos com suas bíblias nas mãos se prepararam em suas cadeiras. Caleb e eu tentamos não dar bandeira do susto que tomamos ninguém havia dito nada a respeito para nós. Concluímos e confirmamos depois de que aquele homem era o tal pastor da igreja que o casal frequenta.

O tal estudo bíblico começou e foi super rápido. O pastor ia passando de um tópico para o outro de forma bem corrida e sem muita explicação. Depois disso, comemos e ficamos por lá... Infelizmente ninguém se interessou em vir conversar com a gente, e perguntar o que fazíamos, quem éramos. Ficaram conversando em seus grupinhos. Saímos de lá aquele dia com uma sensação muito estranha.

Caleb e eu ficamos tristes e até desencorajados com essa experiência. Será que esse se tornou o padrão de relacionamento das igrejas? Ficarem limitados as suas panelinhas?

O que temos visto muito hoje em dia são as pessoas irem atrás de milagres e basearem o sucesso de um local pelos milagres que aquele igreja ou ministro oferecem. Quando na verdade a Bíblia nos diz que nada vale, milagres, revelações, dons se não há amor.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 
1 Coríntios 13:1-3


O que é importante então? O que vale para Deus?

O amor, ou seja, a forma com que nos relacionamos com as pessoas. O que oferecemos a elas. Que tipo de relacionamento? O que é para uma pessoa passar 9 horas num carro do seu lado? Que efeito você causaria aquela pessoa? O que te marca mais em uma pessoa? O que mais te admira?

Enquanto analisava o assunto, parei para pensar, que tipos de pessoas realmente marcaram minha vida ao longo dos anos. E não foram os ministros famosos com quem dividi a mesa, foram as pessoas que buscaram meu coração. Pessoas que se relacionaram comigo e ofereceram algo a mim, que nenhuma outra ofereceu.

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.  Romanos 12:10
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. João 15:17
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34
Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 1 João 4:11
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4:2
Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 1 João 3:11
Permaneça o amor fraternal. Hebreus 13:1
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Hebreus 10:24
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Romanos 13:8
E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 1 Pedro 3:8
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12
Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35
Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; 1 Pedro 1:22
Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 1 João 4:12
Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; 1 Tessalonicenses 4:9
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13
E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco; 1 Tessalonicenses 3:12
E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.1 João 3:23
Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. 1 Pedro 4:8
Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros, 2 Tessalonicenses 1:3
Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, 1 Pedro 4:9

Existem inúmeras passagens na Bíblia em que nos é instruído e ensinado a amar, como podemos ver nos exemplos acima.

Agora como este amor esta transparecendo em seus relacionamentos?
O que o amor tem em mente?
Amar é simplesmente ser gentil?
Qual seu impacto nas pessoas?
Quando você se encontra com alguém, quais são suas motivações?

Como veremos nos próximos estudos, amar não é somente ser gentil com todos. Amar é corrigir, é exortar, é encorajar, é fazer a coisa certa, mesmo que seja difícil.

O que tenho aprendido e o que tenho buscado é estar atenta e consciente do meu relacionamento com as pessoas, ao que estou oferecendo a elas. E tenho procurado buscar o coração das pessoas. Quando pergunto “tudo bem?” quero estar disponível para realmente saber se está tudo bem ou não.


Para se ter um bom casamento, um bom relacionamento em família, com amigos, com colegas de trabalho, com o caixa do supermercado, precisamos aprender a amar.

O que parece é que as pessoas ainda estão querendo agradar a Deus com obras e feitos. E seguindo rituais... Quando na verdade, Ele diz tão simples para amarmos uns aos outros, como Ele nos amou.


5 comentários:

  1. Denise, não nos conhecemos, mas Deus abençoe seu casamento. Eu sou solteira,mas gostaria de me casar e esta dificil encontrar um homem de Deus, vc tem alguma dica para Deus me abençoar com um marido.

    fique na paz Audrei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nome bonito Audrei! Prazer em te conhecer! =) Seria muito extenso te responder aqui e como tenho conversado com outras pessaos a respeito, então farei um post do assunto! Assim fica mais fácil! Obrigada por visitar o blog!

      Excluir
    2. obrigado Denise, tenho este nome por causa da atriz.

      Aguardo ansiosa seu post sobre o assunto
      Audrei

      Excluir
    3. obrigado Denise, tenho este nome por causa da atriz.

      Aguardo ansiosa seu post sobre o assunto
      Audrei

      Excluir

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!