sábado, 16 de novembro de 2013

Governar com sabedoria

Antes de postar as receitinhas que testei de hambúrgueres vegetarianos vou usar o post de hoje para contar uma experiência que tive.

Eu fiz alguns posts sobre a importância de nós, como esposas, passarmos um tempo orando pelos nossos maridos. A partir do momento que comecei a aprender sobre isso comecei a praticar, um pouco resistente, mas comecei.

Há poucos meses atrás meu marido conheceu um cara e logo ficaram amigos. O cara se mostrou muito amigável e disposto na amizade. Entrando sempre em contato, falando de experiências que teve parecida com meu marido no ministério e tudo mais. Depois de algumas conversas juntos o cara falou de um projeto de negócio que ele estava envolvido, e que seria bom para o meu marido se envolver também para ter uma renda extra.

Desde o primeiro momento que meu marido falou comigo sobre esse cara uma imensa luz vermelha se ascendeu dentro de mim. Na hora eu não disse nada, deixei a amizade rolar e ver no que daria. Logo meu marido se sentiu animado com essa tal proposta e disposto a tentar. Aí minhas orelhas já ficaram empinadas, pois logicamente, para fazer parte deste tal negócio teria que haver certo investimento primeiro. E eu sem saber de nada cantei a bola para o meu marido. Ele ficou meio assim, mas continuou conversando com o tal cara a respeito.

Foi então que ele realmente decidiu entrar neste negócio aos poucos. Eu não quero ficar dando palpites, ele como o cabeça da casa toma as decisões e nós vamos no mesmo barco. Se não houver trabalho em grupo a canoa não anda na direção certa.

Ele geralmente pergunta minha opinião e o que estou sentindo a respeito das situações e decisões. Mas neste caso ele não perguntou muito e já tinha se decidido a iniciar o processo. Um impulso me tomou e eu disse: "Eu não confio nesse cara, muito menos nesse projeto. Eu sinto algo muito, muito negativo a respeito disso." Falei bem sério mesmo, e ele não gostou. Ficou até meio bravo.

Decidi então não falar mais nada, eu dei minha opinião e o resto está nas mãos de Deus. Porém, estou sempre orando para o Senhor dar a ele sabedoria nas decisões e situações.

Ele deu inicio ao processo para entrar neste tal negócio. E eu não falei mais nada negativo e decidi apoia-lo já que ele tinha tomado à decisão de prosseguir. Muitos eventos se sucederam em nossas vidas depois disso e ele ficou um tempo sem poder se dedicar ao tal projeto. Quando ele voltou a se dedicar, ele já não estava tão empolgado como antes e começou a questionar a veracidade do tal projeto. E então me perguntou novamente o que eu achava, se eu realmente acreditava no que tinha dito anteriormente ou se tinha sido uma reação exagerada.

Naquele ponto eu tinha já havia decidido que iria apoia-lo na decisão que tomasse. E foi o que disse. Ele mesmo começou a questionar as coisas e então me senti segura para concordar, e compartilhar as coisas que achava estranha sobre o assunto. E em questão de horas, tudo foi comprovado. Assim que meu marido disse que não iria participar do projeto o cara foi grosso com ele e não quis mais se comunicar.

Agora, você me pergunta: Por que você está contando esta história em detalhes e o que ela tem a ver?

Porque a minha tendência como mulher e com a minha personalidade é dar logo minha opinião e ficar enchendo o saco para a pessoa fazer o que eu quero. E depois se fizer o que quer e dar errado dizer “Tá vendo, eu disse que isso era porcaria, que não ia dar certo mesmo.”

Não, eu não quero ser como os exemplos que tive minha vida toda. Eu quero buscar meu exemplo de esposa dentro do que a Palavra diz. E quanto mais seguirmos este papel que o Senhor tem para nós como esposas, daremos espaço para que nossos maridos desempenhem seu papel e nosso casamento será abençoado.

Eu não quis dizer com esta história que eu estava certa desde o começo e que ele estava errado. NÃO! O que eu quis mostrar é que se eu souber agir com SABEDORIA, poderei dar a oportunidade ao meu marido de ser o marido e a mim de ser a esposa.

O esposo quer poder confiar em sua esposa. Quer poder falar abertamente de suas ideias, planos, vontades, desejos, medos, etc... Sem ser julgado, atacado, menosprezado. Assim como nós, mulheres, também queremos. Em uma amizade verdadeira existe cumplicidade, existe dialogo aberto, não existe medo.

Provérbios 20:5 diz:

“Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona.”

Se nós mulheres tivermos discernimento saberemos trazer a tona o que está no coração de nossos maridos e ter uma amizade intima e profunda.

Outro versículo da Palavra em Gênesis diz:

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”

Não é engraçado Deus dizer isso antes mesmo de haverem pais e mães na jogada? Será que Deus já estava prevendo o que iria acontecer e por isso já estava instruindo ao homem e a mulher algo muito importante e essencial para a união deles?

Esta instrução é citada também em Mateus 19:5, Marcos 10:7 e Efésios 5:31.

Deus não está falando para cortarmos relações com nossas famílias quando nos casamos. O que Deus está tendo o cuidado de nos instruir neste versículo é que quando nos casamos formamos uma nova família mesclada dos costumes e hábitos de duas famílias.
Muitos pais infelizmente não conseguem aceitar o fato de que seus filhos irão formar novas famílias e novas vidas. E fazem de tudo para manter aquele vinculo prejudicial com o filho ou filha, não deixando que ele realmente deixe o pai e mãe para se unir com o seu cônjuge.

Eu conheço inúmeras famílias em que infelizmente um dos lados se recusou a aceitar o casamento do filho ou filha e que isso trouxe graves problemas para a união do casal.
É muito difícil e doloroso quando um dos pais não aceita a união do filho ou filha tentando causar contenda, divisão e desconforto entre as partes. O filho ou filha não quer ter que escolher entre pais e cônjuge, mas se uma escolha tiver que ser feita, está bem claro na Palavra o que deve ser feito.

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”

Eu fui extremamente abençoada com a sogra que recebi. Agradeço muito a Deus por isso, porque já tive experiências horríveis em relacionamentos passados.

Minha sogra é uma mulher sábia e equilibrada. Claro, como todos nós, têm seus defeitos e opiniões. Mas a forma como ela escolheu amar seus filhos, deu a eles a oportunidade de terem casamentos saudáveis e bem sucedidos. Ela não quer os filhos para ela, ela quer que os filhos sejam felizes e possam desfrutar de um casamento verdadeiro, assim como ela experimentou e experimenta com seu marido.

Ela aceitou de todo coração eu e minha cunhada, aceitou nossos defeitos, qualidades, nossa bagagem, nossas culturas diferentes, nossa forma de ser e de pensar. Ela nos ama como somos e nos trata como filhas. E isso faz toda a diferença em nosso relacionamento familiar.

Não, nós não temos um relacionamento perfeito. Temos nossas diferenças, nossas dificuldades. Mas a minha sogra pôde proporcionar um ambiente em que cada uma pode ser quem é, e se expressar e ser amado da mesma forma.

Eu estou aprendendo muito com a forma dela de ser e de lidar com cada um de nós. E com certeza, se algum dia tiver filhos quero ser uma sogra tão boa quanto ela.

Se apenas alguns pais entendessem o quanto eles vão ganhar em relacionamento, em alegrias, em união e em amor, se decidirem deixar seu egoísmo de lado, seus sonhos e planos para seus filhos, suas expectativas irreais, muitos casamentos e relacionamentos familiares seriam mais suaves e alegres.

Mães e pais podem dar sua opinião sobre a escolha de seus filhos, podem ajudar e direcionar. O problema é que muitos pais querem impor sua vontade sobre os filhos com base em expectativas irreais e fantasiosas de um cônjuge perfeito para seu filhinho ou filhinha. Muitas vezes, mais importante do que dar sua opinião, é buscar a Deus em oração, para que a vontade Dele seja cumprida na vida do seu filho/filha.

Filhos devem sim honrar seus pais em todas as fases de sua vida. Conforme o único mandamento do Senhor com uma promessa em Êxodos 20:12:

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

Honrar pai e mãe não significa deixar que eles dêem ordens em seu lar, bisbilhotar na sua vida financeira, mandar seus filhos cortarem o cabelo ou reorganizar seus armários toda vez que vierem te visitar. Significa honrar a posição deles. Uma vez que a criança cresce e se torna adulta, um novo relacionamento é desenvolvido com seus pais.

O fim de ano está chegando e com ele muitos conflitos entre casais e seus pais. Não podemos agradar a todos e o que importa é mantermos a união familiar do nosso novo lar. Estou lendo um livro chamado, Como se tornar a mulher dos sonhos do seu marido, e nele existem algumas dicas de como lidar com os sogros nessas datas festivas e no dia a dia. Aí vão as dicas:

TENHA UM PLANO: Se você decidir previamente que irá visitar seus pais uma vez por mês, ou uma vez por semana, então todos saberão o que esperar. Isso previne ouvir a frase “você nunca vem nos visitar”. Se os seus pais sabem que você irá ligar para eles uma vez por semana, isso irá aliviar ouvir o lamento “você nunca me liga”.

FAÇA UMA CAMINHADA: Se você está passando um período mais longo com os sogros e sentir uma tensão se formando no ar, faça uma caminhada, vá o supermercado ou simplesmente vá molhar as plantas do quintal. Um pouco de ar fresco pode dar uma nova perspectiva da situação.

DESTRUA A LISTA: Uma das tendências mais destrutivas dos sogros é fazer uma lista de ofensas e ficar mencionando isso depois que a reunião familiar acaba. Tente não fazer uma lista de queixas e comentários ofensivos e evite uma sessão de revisão sobre cada ofensa, hábitos irritantes ou comentários desagradáveis.

FAÇA UMA LISTA: Procure por qualidades em seus sogros e faça questão de reconhecê-las e admiti-las. Talvez o fato de eles terem criado um filho maravilhoso!

DEIXE ROLAR: Existem várias piadas a respeito da tensão entre sogras e seus genros, mas estudos mostram que o relacionamento mais difícil é o relacionamento entre sogras e noras. A sogra de Betsy perguntou a ela “Como vão as alergias de Bill?” Betsy respondeu: “Ele não tem alergias.” “Eu o criei e eu sei que ele tem alergias!” a mãe respondeu. Apenas ouça e deixe os comentários rolarem sem se envolver.

PREPARE-SE PARA AS DATAS FESTIVAS: Pergunte ao seu marido como ele gostaria de passar as datas festivas e considere alternar tradições familiares de sua família e da dele.

ORE: Peça para Deus te mostrar se você está buscando a aprovação dos seus pais acima da aprovação do seu marido.

E vou terminar este post de hoje com o lindo versículo de 1 Timóteo 5:14:

“Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer;”

Parte de nosso papel como esposa é governar nosso lar e mantê-lo livre de dramas, ofensas, tensões e perigos.


2 comentários:

  1. que lindo! amei o post. muito edificante. Esse livro que vc leu é da Ana Paula Valadão? bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, obrigada pela msg! Fico feliz que tenha gostado! Esqueci de dar os detalhes do livro, sim, foi o que a Ana Paula Valadão sugeriu em uma das ministrações dela. O nome da autora é: Sharon Jaynes! Ainda não terminei o livro, mas estou amanado! Muito bom! Bjs

      Excluir

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!