quarta-feira, 3 de junho de 2015

Seu problema não é o seu problema!

Oi Galera!

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João16:33

Vamos começar este post com essa declaração de nosso querido Jesus. Quando lemos esse texto, tudo parece tão distante, tão poético. Mas quando os problemas realmente chegam, esquecemos facilmente deste texto.

Ele se torna algo distante e inatingível. Como ter bom ânimo? Como?

Os problemas vem como misseis e destroem tudo ao nosso redor e nos encontramos encurraladas em um canto rodeada de destruição e fumaça. Não conseguimos ver a saída. Uma atmosfera de derrota e falta de esperança nos envolve e esquecemo-nos das palavras do nosso Mestre.

Esquecemo-nos das promessas que Ele nos fez, esquecemos da grandeza Dele, esquecemos das palavras de conforto que Ele tem para nós, da paz, e da esperança.

E quantas palavras Ele nos deixou, nos avisando, nos alertando, que momentos assim viriam, mas que bastava apenas crermos Nele, chegarmos perto Dele, termos bom ânimo e tudo ficaria bem. E mesmo que as coisas não se resolvessem naquele minuto, Ele estava no controle e Ele nos daria forças enquanto a situação não se resolvesse.

Nos últimos doze meses passamos por momentos muito difíceis, situações complicadas, um problema que afetou todas as áreas da nossa vida e que por muitas vezes erramos e ao invés de buscarmos Deus nos escondemos embaixo dos escombros e ficamos lamentando. E este tipo de atitude só nos faz regredir e torna algo que é difícil ainda mais complicado.

A pressão era grande e por mais que nossos amigos próximos falassem que logo ia passar, e que tudo ia ficar bem, por vezes isso era algo impossível de acreditar.

Quanto mais vamos acreditando que não tem saída, mais vamos nos afundando em um poço fundo cheio de lama, e lá vamos ficando presos, e vamos dando mais e mais valor, poder e grandeza para o nosso problema.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João16:33

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
2 Coríntios 12:10

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tiago 1:2,3


Sempre ouvi a Joyce Meyer dizer que nós podemos nos animar e nos desanimar. E é verdade! O que vamos pensando vai se expressando em nossas emoções. Se vamos pensando em coisas negativas, vamos ficando tristes, sem energia, cabisbaixo, a nossa face se transforma e nossa postura.

Vamos ver um exemplo real disso que todos vamos entender melhor. Pense quando você esteve apaixonado. Você podia ficar sem comer, sem dormir, que não importava, você tinha um animo e uma energia inesgotável. Quando estamos apaixonados por alguém parece que tudo é possível, temos uma força gigantesca, muita energia e bom humor. Vemos tudo pelo lado positivo. Mas quando alguém termina com a gente um relacionamento... Como fica? Ficamos tristes, não conseguimos comer, ou comemos demais. Queremos dormir e dormir, nada tem mais graça.

Ou seja, os nossos sentimentos afetam o funcionamento do nosso corpo! Então se nosso corpo e emoções tem capacidade de viver com tanta energia e positividade, porque não viver sempre assim? Mas de onde tirar essa força sem estar sempre apaixonado?

Justamente foi isso que me perguntei e comecei a pensar a respeito. E foi aí que uma amiga começou a postar sempre frases e textos da Joyce Meyer, e eu comecei a ler, e prestar atenção. E a Joyce era uma pessoa muito negativa que conseguiu ser transformada, e não só isso, se manter assim. Eu tenho a tendência de ver sempre o negativo, de já me prevenir. Mas se nós só pensarmos e sentirmos coisas negativas, é isso que vamos atrair para nossa vida.

Se tudo se inicia nos nossos pensamentos, então é por aí que devemos começar. Devemos começar mudando nossa perspectiva das coisas e principalmente dos problemas na nossa vida. Por exemplo, ontem estava fazendo o almoço, estava muito animada para comer aquela lasanha. E de repente, acabou a energia. Não pude fazer o almoço. Ao invés de ficar chateada e mau humorada pelo resto do dia, resolvi a agradecer a Deus por ter comida para fazer e depois, por ter dinheiro para ir comprar algo para comer já que não poderia cozinhar.
Vou listar alguns exemplos que vi em um vídeo da Joyce em inglês que vou deixar o link no final do post para quem puder ver em inglês assistir. Vamos lá!

Deixe-me falar algumas coisas que irão mudar sua atitude de insatisfação, murmuração e reclamação.Se você está de mau humor porque não conseguiu dormir bem a noite, lembre-se que os mendigos nem cama tem para dormir.Se você estiver preso no transito, não se desespere, tem pessoas no mundo que nunca nem viram um carro, que dirá ter e dirigir um.Se você tiver um dia ruim no trabalho, pense na pessoa que está desempregada há 3 meses.Se você estiver estressado com algum relacionamento, lembre-se que tem pessoas que nunca souberam o que é amar e ser amado.Se você estiver chateada/o porque seu chefe recusou seu pedido de trabalhar apenas 4 dias por semana, lembre-se da mãe solteira que trabalha 12 horas por dia, 7 dias por semana para trazer comida para casa.Se o seu carro quebrou 1 quilometro de distancia da assistência, pense no paraplégico que não tem a oportunidade de fazer essa caminhada.Se você notar um novo cabelo branco no espelho, lembre-se do paciente de câncer fazendo quimioterapia que gostaria de ter pelo menos alguns fios para examinar.Se você se sentir triste por não saber qual seu chamado, esteja agradecido! Existem pessoas que não viveram o suficiente para pensarem qual seria seu chamado.Se você se encontrar vitima da amargura, ignorância, pequenez ou insegurança de alguém, lembre-se podia ser pior, você poderia ser essa pessoa.

Então, faz sentido agora dizer que o seu problema não é seu problema? Vamos olhar para as coisas por uma nova perspectiva. Não vamos permitir que pensamentos negativos inundem nossa mente. Vamos prestar atenção no que temos pensando, vamos mudar e escolher pensar em coisas positivas. Vamos escolher pensar no que Jesus diz a respeito do “meu problema”.

"Seus pensamentos se tornam suas palavras, suas palavras se tornam suas ações, suas ações se tornam seus hábitos, seus hábitos se tornam seu caráter, seu caráter determina seu destino." Devi Titus

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, NISSO PENSAI. Filipenses 4:8

Ou seja, podemos escolher no que pensamos!! Isso é ótimo, porque se depende de nós, podemos fazer algo a respeito.

Encontre algum versículo na Bíblia, e sempre que um pensamento ruim vier, pense nesse versículo, fale ele em voz alta. E comece e a ver as coisas de uma perspectiva diferente. 

Tenha uma atitude diferente em relação aos problemas. Não deixe eles serem o foco de sua vida. Escolha ser feliz mesmo quando tudo ao redor for destruído. Você está vivo! E estar vivo é uma das maiores oportunidades que podemos ter!!!




Segue abaixo o vídeo que mencionei da Joyce, que está apenas em inglês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!