domingo, 30 de junho de 2013

Seja Bem-Vindo! ... ou não!


Essa semana Caleb e eu recebemos um casal que é novo na cidade em nossa casa. O casal abriu um café aqui na cidade, e cidade pequena o pessoal aparenta ser amigável, mas nem sempre é quando ameaça conceitos de grupinhos isolados. Enfim, o café tem um conceito bem legal, de acolher os jovens da região, sem drogas ou bebida e ensiná-los sobre música. O marido, dono do café, é músico formado e tem uma coleção enorme de guitarras.

Antes de eles chegarem, foi engraçado ver como tentamos arrumar a casa o quanto fosse possível. Eu venho de uma família totalmente obsecada por limpeza, o que não considero algo ruim. Aqui não tem essa de empregada doméstica, então eu tento manter as coisas limpas o máximo que posso.

Foi então que comecei a refletir sobre algumas coisas. A nossa casa acaba sendo um reflexo nosso, certo? Por isso, quando vamos receber alguém, procuramos dar uma arrumadinha, para não assustar os convidados. Mas aqueles amigos mais chegados, a gente nem se preocupa se a TV está empoeirada, ou a geladeira está precisando de uma boa limpeza por dentro, porque o amigo chegado já nos conhece bem, nossos defeitos e qualidades. O amigo chegado pode vir a hora que quiser, porque ele já está ciente de quem verdadeiramente somos, e espera-se que nada que está em nossa intimidade, tanto de casa ou nós como pessoa irá assustá-lo.

Eu tenho estudado bastante sobre relacionamentos em geral. Que tipo de relacionamento eu ofereço as pessoas ao meu redor? Aos meus amigos? Aos familiares? Ao meu marido? E por aí vai... Quando eu pergunto a alguém 'tudo bem?', faço isso para que a pergunta me seja feita em retorno, ou porque realmente me interesso em saber como aquela pessoa vai? Quando a pessoa começa a falar como ela vai, eu realmente presto atenção, ou começo a pensar em outras coisas?

Quando estamos conhecendo alguém, geralmente, tomamos mais cuidado com assuntos polêmicos, ou com o uso de certas palavras, afinal, estamos nos conhecemos e não queremos causar constrangimento ou barreiras no relacionamento.

Mas na verdade o que está por trás de nosso estilo de relacionamento? O que nos move a nos relacionar? Ou o que nos leva a nos relacionarmos da maneira que nos relacionamos com as pessoas?

Eu tenho ouvido esta série de podcasts do Ransomed Heart Ministries com título: Qual seu estilo de relacionamento? E lá eles falaram algo que realmente me fez parar e refletir muito sobre a minha vida, meus relacionamentos e as pessoas que considero amigas. A frase foi: Nosso tipo de relacionamento com as pessoas, ou a forma com que nos relacionamos com as pessoas é um reflexo de como nos relacionamos com Deus.

E é verdade, na Bíblia diz muito sobre isso em 1 João:

Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
1 João 1:6-7

Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. 
1 João 4:19-21
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 
1 João 3:18


Nossa que demais! João explicou tão claro isso né? O nosso relacionamento com as pessoas, NOSSAS AÇÕES, MOTIVOS, estão totalmente ligados com nosso relacionamento com Deus. Sendo assim, nosso relacionamento com Deus é um reflexo de nosso relacionamento com as pessoas e vice-versa.

João fala claramente que o amar é e deve ser uma ação nossa e não apenas palavras vazias de conceitos desconhecidos. Portanto, quando dizemos que amamos a Deus, isso vai se refletir diretamente em TODOS os nossos relacionamentos com as pessoas ao nosso redor.

Tendo isto em mente, não fica mais fácil agora reconhecer nossos motivos e nosso modo de nos relacionar e também o modo das pessoas ao nosso redor?

Eu vou falar mais especificamente sobre os estilos de relacionamento e é lógico, meu estilo de relacionamento e como isto tem afetado minha vida nos próximos posts. Estou apenas começando a entrar neste tema, e tem sido MARAVILHOSO!!! Tenho aprendido muito!!

Então voltando ao que comecei a falar no início, eu gosto bastante de receber amigos em casa, e conversar. E também adoro ser convidada para ir na casa deles, na verdade, me sinto extremamente privilegiada quando uma pessoa me convida para entrar em sua casa, ou seja, em sua intimidade. Eu sinto que aquela pessoa está se colocando vulnerável a mim.

Nesta última viagem que Caleb e eu fizemos ao Brasil, foi muito engraçado, porque as pessoas que tínhamos certeza que estaríamos partilhando desta intimidade, não aconteceu. E pessoas que jamais pensamos que estaríamos partilhando desta vulnerabilidade, aconteceu. E nós nos sentimos extremamente privilegiados de termos partilhado de tal intimidade, e troca. E isso é lindo! Isso é relacionamento, é se expor, é estar vulnerável, é dividir, é buscar o coração do próximo...



 Aqui está o link do Podcast que comentei, se você tem bom entendimento de inglês, super recomendo que você ouça diversas vezes: http://www.ransomedheart.com/podcast

6 comentários:

  1. Que post perfeito, Dê !!!! Amei...
    Vc vai mesmo postar outros textos sobre tipo de relacionamentos ? Não vejo a hora !
    Bjo, amiga querida !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Vou sim, conforme vou aprendendo kkk. Você devia ouvir esses áudios que falei, são muito bons! Já ouvi umas 10x cada porque são curtinhos e agora comecei a entender mesmo!! =)

      Excluir
  2. Soh nao partilhei da intimidade da minha casa pq nao tinha uma na epoca
    HAUHAUHAU
    :P

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post Dê! Acho que o que vc disse sobre estudar os tipos de relacionamento é tão importante! Infelizmente as pessoas não sabem mais o que é se relacionar umas com as outras!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sabem Pry.. ta ficando cada dia mais frustrante... =) Bjs

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!