quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Desabafo de Madrasta: Datas Comemorativas na Infancia

Oi Galera!

Como muitos de vocês sabem eu tenho uma enteada de 10 anos. E por causa dela nos últimos 3 anos eu tive que aprender muito sobre crianças. A gente acha que sabe uma ou outra coisa até ter que cuidar ou ter uma, aí são outros quinhentos. (rs)

Todo o conceito de ser filho de pais separados é muito triste. É difícil ver a criança tendo que se dividir em duas, tenho que participar de duas famílias diferentes, com hábitos e costumes diferentes. É difícil ver a criança ir e vir de uma casa para outra e ter que se ajustar para onde está indo. Os primeiros momentos às vezes são difíceis, pois há de ser feito um ajuste mental e emocional para a criança se ajustar ao novo ambiente.

Mas para muitas crianças hoje em dia esta é a regra. Por isso se você tem um enteado/a tenha paciência e respeite este momento da troca. Coloque-se no lugar da criança. Crianças não tem maturidade emocional para lidar com muitas destas coisas e por isso podem ter reações inesperadas ou confusas.

Mas não quero falar sobre isso hoje, isso fica para outro dia. O que quero falar hoje é sobre as datas comemorativas e a infância. Minha enteada sempre quer comparar o que fazemos aqui com o que é permitido na casa da mãe dela. E eu sempre tento passar meu ponto de vista e como fazemos as coisas aqui, e que todas as pessoas são diferentes. O difícil nessa situação é expor seu ponto de vista sem dizer que o que a outra família faz é errado ou ruim. Pois quando falamos mal dos pais da criança é como se estivéssemos falando mal dela própria.

Então o famoso Halloween está se aproximando aqui nos Estados Unidos, e ela comemora este dia com a outra família, mas nós não comemoramos. Então ela veio me perguntar se minha mãe comemorava o Halloween, e eu expliquei que não temos este dia no Brasil. Não entrei em detalhes de como de uns anos para cá este dia tem se propagado no Brasil e se tornado mais comum, mas ainda assim não é algo que se vê pelas cidades.

Aí ela perguntou se minha sogra comemorava, e como eu já havia conversado com a minha sogra sobre isso, eu respondi que ela não deixava meu marido participar ou comemorar. Então ela parou de falar no assunto e ficou pensando.

Quando somos crianças tudo que nossos pais falam são verdades absolutas, mas para uma criança de pais separados com visões tão diferentes, tudo se torna confuso e de repente ela tem duas mensagens sendo pregadas para ela.

E foi então que eu comecei a pensar sobre o Halloween, e o que é feito pelas crianças nesse dia. Sem pensar em todos os fatos históricos que podem ser verdade ou não. Aqui o Halloween é comemorado assim: muitas casas são decoradas com teias de aranha, aranhas gigantes, zombies, esqueletos e todo tipo de coisa assustadora e até sangrenta. Depois no dia 31 de outubro à noite, as crianças se vestem com fantasias (boas, más ou assustadoras) e saem batendo de porta em porta falando Trick or Treat? Agora você sabe o que significa isso? Significa Doce ou Travessura. A palavra trick significa travessura, ou pregar uma peça. Então se uma casa não dá doces para criança esta deve fazer algo naquela casa, jogar papel higiênico, colocar pasta de dente na maçaneta da porta e por aí vai.
Agora se somos uma família cristã, porque iremos vestir nossas crianças com fantasias em um dia que é celebrado coisas macabras e maldades só para comer uns doces? Será que não há uma forma mais alegre de comer doces e usar fantasias?

Entendem onde quero chegar?

O seu filho, como todo bom filho, pode até falar, “mas eu não vou fazer maldade, só vou ir com meus amigos e pegar os doces. As casas que não derem, não vou fazer nada de mal.” Mas porque participar de algo que não promove a Cristo e nem aos seus princípios?

Outra coisa que me incomoda é toda essa farsa de Papai Noel, Coelho da Pascoa, etc... Porque vamos mentir para nossos filhos, como cristãos e criar essas histórias que não são verdade? Que beneficio estamos tendo ou passando para nossos filhos?

Como eu já disse os filhos até certa idade tem o que os pais falam como verdade absoluta. Há uma confiança muito grande do filho para com a figura do pai, mãe ou figura de autoridade. Vamos dar alguns exemplos.

Um dia minha enteada estava sentada na mesa e me perguntou o que um negocinho que estava lá era, eu não me lembro exatamente o que era, mas eu fiz uma brincadeira com ela, e disse que era de comer,  e como vi que ela ia comer mesmo, disse rapidamente que era só brincadeira, que não era para comer não. Aí ela disse: “Ahn é? Porque eu confio em você Denise, se você falar que é para comer eu vou comer!” Fiquei com muito dó, porque ela é bem sincera sabe? E expliquei que realmente não era para comer, que eu estava apenas brincando mesmo (quem me conhece sabe que eu adoro fazer brincadeiras bobas assim).

Outro exemplo foi de quando eu tinha uns 12 anos de idade e meu pai subiu no telhado de casa. Para subir no telhado tinha uma escada na parede, e o telhado era plano. Mas como meu pai não queria que eu e minha irmã subíssemos lá ele disse que havia baratas no telhado. E eu fiquei acreditando nisso por muitos anos, mas muitos mesmo. Até que descobri que era mentira, e fiquei bem chateada por meu pai ter mentido para mim, pois eu havia realmente acreditado nele...


Então será que não podemos ser honestos com nossos filhos, como cristãos, e buscar fazer as coisas de forma santa e que agrade a Deus? Afinal se vamos ensinar aos nossos filhos sobre Jesus, será que tudo que falamos não será descartado uma vez que nossas atitudes não condizerem com nossos ensinamentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!