terça-feira, 18 de setembro de 2012

O QUE UM LANCHE PODE TE ENSINAR SOBRE PERDÃO



Eu já tinha postado essa pequena história da Joyce Meyer no meu facebook, mas é uma lição diária, então resolvi coloca-la como meu primeiro post oficial.

O principio básico deste ensino se aplica para todo tipo de relacionamento, mas especificamente para o casamento, onde duas pessoas totalmente diferentes se unem para passar o resto da vida juntas. Se não aprendermos a NOS superarmos, não iremos ter a alegria que Deus tem para nós e viver a plenitude dos relacionamentos que Deus tem para nós.

Se você não é casada, comece a praticar isso com as pessoas mais proximas, que vivem com você, seu melhor amigo(a). Se você é casada, pode começar a ver em seu casamento onde isso se aplica.

O que vocês acham? Como isso se aplica na sua vida e no seu dia a dia? É fácil ou dificil perdoar e compreender o outro?

Na minha vida pessoalmente, sempre foi muito dificil, pois sempre busquei ter as coisas do MEU jeito, mas graças a Graça e Misericórdia de Deus já mudei muito!! Hoje em dia estou aprendendo a não trocar mais minha alegria por um pedaço de lanche. Não estou 100%, mas estou caminhando! Quando focamos nossa atenção no próximo e deixamos nosso querer, vai ficando mais fácil deixar essas pequenas coisas de lado e focar no que é importante, O PRÓXIMO!

Uma vez eu cometi um erro desastroso e pedi para meu marido, Dave, que me desse o último pedaço de seu lanche. Se existe algo difícil para um homem sacrificar, é o último pedaço. É muito mais fácil dar ao outro o primeiro pedaço porque ainda tem muito sobrando, mas quando chega o último pedaço, é difícil. Eu não sabia o tamanho do teste que era este pedido, especialmente para o Dave.
Nossa conversa começou como sempre, com a oferta dele, “Vou parar aqui e comprar um lanche, você quer um?”
“Não, não, não. Eu não quero nada.”
“Você tem certeza? Deixa-me comprar um para você.”
Eu firmemente disse, “Dave, eu não quero um lanche.”
Ele disse, “Eu como o que você não aguentar.”
Eu disse, “Eu não quero um lanche.”
“Ok.”
Ele comprou um lanche, e o cheiro era delicioso. Eu esperei e esperei, tentando o meu máximo não pedir um pedaço do lanche. Mas quando faltava apenas um pedaço eu não aguentei mais.
Eu pedi, “Você acha que eu poderia ter este último pedacinho?”
Dave ficou incomodado e irritado, “Porque você não me deixou te comprar um lanche? Eu te compro quantos lanches você quiser. Porque você só quer comer o meu?”
“É só um pedacinho!” eu me defendi. “Você não precisa ser tão egoísta!”
Ele disse, “Tudo bem! Aqui está.”
Eu disse, “Não, eu não quero! Eu não comeria esse lanche agora. Nem se você me pagasse eu comeria este lanche!”
Ele disse, “Você vai comer!”
Eu disse, “Eu não vou!”
Ele disse, “Come logo!”
Eu disse, “Não!”
“Bom, eu não vou comer mais,” Dave respondeu, “melhor você comer”. Então, eu enfiei o pedaço na boca e mastiguei até engolir.”
Eu estava chateada não só porque o Dave tinha me magoado, mas também porque eu comparei o jeito que ele me tratou, com o jeito que outros homens tratam suas esposas. Eu disse, “Bom, outros homens dão as suas mulheres pedaços de sua comida. Eu pedi somente um pedacinho do seu lanche, e você fez um escândalo!” Eu fiquei brava por cerca de uma hora e meia depois da discussão.
Demora um pouco para o Senhor falar conosco quando estamos aproveitando nossa vingança e sentindo pena de nós mesmos, como eu estava. Mas finalmente eu comecei a sentir o Senhor falando comigo, “Joyce, você está sendo ridícula. O Dave disse que te compraria um saco de lanches se você quisesse.”
Dave tinha oferecido para comprar um lanche para mim, mesmo se eu quisesse apenas dar uma mordida. Ele claramente me pediu com antecedência para não pedir pelo dele. Não importa o que outros homens fazem. Dar aquele ultimo pedaço de lanche incomodava ao Dave. A pessoa com a qual você está comparando seu cônjuge provavelmente tem outras falhas/defeitos que seu cônjuge não tem e que a deixariam louca, e seria igualmente difícil de aceitar. Porque exigir algo de seu cônjuge que o incomoda? Não faça isso.
O casamento não é tão bom como deve ser quando ambos guardam pequenas coisas que o magoaram ou o ofenderam. É difícil se abrir completamente depois de ter sido machucado/magoado porque você tem medo de se machucar de novo. Ninguém pode te prometer que amar alguém não vai te machucar. Na verdade, você não ama, sem estar disposto a se machucar. É impossível.
Você não tem amor verdadeiro a menos que esteja disposto a perdoar. O amor continua dando ao outro mais uma chance. O amor continua confiando vez após vez, esperando que o outro faça a coisa certa da próxima vez. Eu entendo que existam grandes machucados e pequenas coisas que temos que lidar diariamente. Às vezes nem percebemos o que está nos deixando angustiados, mas precisamos escolher deixar de lado o que está querendo nos prender.
Peça ao Senhor para revelar para você o que te faz sentir angustiado e ofendido. Você pode se surpreender com o que Deus vai te mostrar, mas quando você enxergar a verdade, escolha superar essa mágoa/tristeza. Escolha perdoar a pessoa que não te respondeu da maneira correta.
Eu levei vários dias para superar completamente o incidente do lanche. Esta é a verdade! Meus sentimentos estavam machucados porque o Dave não quis me dar o pedaço do seu lanche. Mas eu tive que superar isso e seguir em frente.
Não troque sua alegria por um pedaço de lanche! Esqueça o que passou e se foque no que está por vir! 

2 comentários:

  1. Oi Denise muito legal você ter criado esse canal de comunicação, e legal sua postagem. Sim, concordo com sua afirmação sobre a misericórdia e graça de Deus. Tenho praticado sobre o perdão nesses meus 30 anos de casada e também em diversos outros relacionamentos quer íntimos ou não. Mas sem a graça de Deus isso seria impossível. Gosto de pensar que sem a graça de Deus somos encontrados entre os “desgraçados”, parece pesado, mas isso me ajuda lembrar que a escolha de perdoar ou não é só minha- intrasferível. Lançar a dor em Jesus e receber dEle a condição para o perdão é maravilhoso- é vivenciar a graça! Dolorido para nossas emoções, mas totalmente viável e real. Contrariedades, temos a toda hora no casamento e fora dele, e às vezes muito doloridas e cruéis, mas a escolha de perdoar é só nossa , não depende do outro. E no caso do casamento onde o cônjuge escolhe andar assim, podemos ter um vida linda usufruindo a unidade e a cumplicidade que disso advém. É maravilhoso! Mas a PAZ teremos sempre, em qualquer condição independente do outro. É muito lindo andar com Jesus!
    Meus parabéns mais uma vez pela iniciativa. Amo você. Bjus e saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê! Obrigada pela resposta e por dividir sua experiencia conosco! Isso é muito bom e importante! Gosto quando ela diz: "Você não tem amor verdadeiro a menos que esteja disposto a perdoar." Realmente se resume a isso né? =)) Amo você tbm!! Beijinhus

      Excluir

Para postar seu comentário você deve escolher a opção Nome/URL e colocar seu nome e mensagem. Quando apertar OK aparecerá a caixa com os caracteres para você digitar. Você precisa colocar as letras e o número que estiver na foto para o comentário aparecer. Obrigada!